Programação do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência na UFSC

20/09/2017 15:24

Nesta quinta-feira, 21 de setembro, acontecerão eventos relacionados ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Na UFSC, a Coordenadoria de Acessibilidade Educacional (CAE/SAAD) e o Conselho Regional de Psicologia (CRP) – este último com o apoio do Núcleo de Estudos sobre Deficiência e o Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGP) -, realizarão atividades referentes à data que se estenderão das 8h30 até às 21h.

PROGRAMAÇÃO:

No mini-auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), a Coordenadoria de Acessibilidade Educacional promoverá:

Mesa-redonda “Relato de experiência de estudantes com deficiência no ensino superior” das 8h30 às 10h.

Mesa-redonda “Relatos sobre práticas docentes acessíveis na UFSC” das 10h30 às 12h.

No auditório do Espaço Físico Integrado (EFI), o Conselho Regional de Psicologia (CRP) promoverá:

Credenciamento às 13h.

Mesa de abertura às 13h45.

Mesa “Gênero, Deficiência e Movimentos Sociais” às 14h.

Conferência “Índice de Funcionalidade Brasileiro (IFBr) e acesso às políticas sociais: desafios para implementação com base nos pressupostos do modelo social da deficiência” às 16h30.

Palestra “Práticas psicossociais voltadas à garantia dos direitos humanos das pessoas com deficiência” às 18h30.

Encerramento às 20h30.

Para participar dos eventos promovidos pelo CRP, é necessário se inscrever pelo site.

Folder colorido do evento: 1° seminário catarinense de psicologia e estudos sobre deficiência: a contribuição do modelo social da deficiência para a promoção de pesquisas e práticas psicossociais voltadas à garantia dos direitos humanos.
Dia 21/09, quinta-feira, das 13 às 21h no Auditório do EFI/UFSC,
Inscrições pelo site: www.crpsc.org.br
Programação:
13h – Credenciamento
13h45 – Mesa de abertura: Marivete Gesser (CRP), Mauro Luis Vieira (PPGP) e Adriano Henrique Nuernberg (NED)
14h – Mesa: Gênero, Deficiência e Movimentos Sociais. Palestrantes: Adriano Henrique Nuernberg, Karla Garcia Luiz, Ruthie Gomes Bonan, Anahi Guedes de Mello. Debatedor: Ubiratan Garcia Vieira.
16h – Coffee break
16h30 – Conferência: Índice de Funcionalidade Brasileiro (IFBr) e acesso às políticas sociais: desafios para implementação com base nos pressupostos do modelo social da deficiência. Palestrante: Livia Barbosa Pereira. Debatedor: Fabricio Antônio Raupp
18h – Intervalo
18h30 – Práticas psicossociais voltadas à garantia dos direitos humanos das pessoas com deficiência. Palestrantes: Marivete Gesser, Paula Helena Lopes, Geisa Letícia Kempfer Bock, Maria Sylvia Cardoso Carneiro. Debatedora: Simone Vieira de Souza