Curso de capacitação para professores e técnicos será ofertado em setembro

23/08/2017 12:55

Docentes e técnicos da UFSC poderão participar do curso à distância “UFSC Acessível – a Pessoa com Deficiência no Ensino Superior”, que será ofertado em setembro deste ano e terá duração de quatro semanas. Promovido pelo Programa de Formação Continuada (PROFOR) em parceria com Coordenadoria de Acessibilidade Educacional (CAE/SAAD) e com a Secretaria de Ensino a Distância (SEaD), o curso pretende atender multicampi, já que o próximo vestibular da Universidade contará com cotas para pessoas com deficiência. Ele foi preparado com formato acessível – com janela de libras, audiodescrição e E-Pub acessível.

É compromisso da CAE o atendimento e a elaboração de políticas institucionais voltadas às pessoas com deficiência. Com a oferta do curso, a expectativa é de que essas pessoas sejam melhor recebidas na instituição. Para alcançar esse objetivo, foi elaborado um material com finalidade de instruir como forma de tentar eliminar barreiras atitudinais.

Até hoje, foram oferecidos cursos presenciais ou semipresenciais de conteúdo similar, que acontecem desde 2013. “Atualização para fiscais: acessibilidade às pessoas com deficiência no vestibular UFSC” e “Por uma biblioteca acessível” foram dois deles. Destes, mais de 30 pessoas (com e sem deficiência) participaram. Algumas avaliações de cursistas das edições anteriores podem ser conferidas abaixo:

“O material apresentado é claro, bem organizado, informativo e esclarecedor pois abarca informações iniciais para leigos no tema entrarem em contato com o mesmo e reconhecerem potenciais alunos e/ou familiares ou amigos que venham a ser considerados pessoas com deficiência. O material também serve como ponto de partida para que os leitores possam buscar outras informações, caso se interessem pelo tema.”

“Eu adorei todas as ministrantes, que demonstraram terem muito conhecimento sobre o conteúdo e souberam apresentá-lo de forma extremamente didática, clara e completa. Foram excelentes motivadoras do aprendizado.”

“Com o curso, foi possível ampliar a perspectiva que as melhorias que estávamos pensando eram mais voltadas a pessoa cadeirante. É preciso expandir esta discussão para outras deficiências e cobrar mais dos setores responsáveis pelas mudanças de infraestrutura necessárias.”

“O curso foi excelente, tivemos muitas trocas entre os profissionais da biblioteca. Conteúdo excelente. E, principalmente, por ser parcialmente a distância, assim temos oportunidade de interagir com os colegas e usufruir do conteúdo presencial apresentado e também nos aperfeiçoarmos em cursos com mais horas de estudo. Dessa forma proporciona, inclusive, horas para progressão na carreira pois nessa questão o pessoal dos campi fora de Florianópolis acabam sendo prejudicados.”

“O curso foi muito bem estruturado. As falas das ministrantes foram essenciais, mas a parte principal, para mim, foi ter entrado em contato com portadores de deficiências e tentar apreender quais as dificuldades no ambiente UFSC para inclusão na vida acadêmica.”

“Curso importante para todos os servidores técnico-administrativos e para todos os servidores docentes.”

“Creio que a maior contribuição foi desmistificar a “dificuldade” no atendimento ao deficiente.”

Isso demonstra a necessidade que a UFSC apresenta de ter mais informações acerca da acessibilidade no Ensino Superior.

Interessados em realizar o curso deverão acessar o site e fazer a inscrição de 21 de agosto  a 05 de setembro.

Tags: cursocurso à distânciadocênciadocentesPROFORtécnicos