CAE leva estande de acessibilidade e inclusão à 14ª Sepex

19/11/2015 14:45

A Coordenadoria de Acessibilidade Educacional (CAE) promoveu atividades de conscientização sobre as dificuldades enfrentadas diariamente pelas pessoas com deficiência física e visual durante os quatro dias da 14ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex). Mais de 130 pessoas participaram das dinâmicas que oferecemos no estande Acessibilidade e Inclusão de Pessoas com Deficiência. Com esta edição a nossa equipe completou cinco anos consecutivos de participações no evento, sempre mostrando o papel da entidade na UFSC.

Máquina de escrever em Braille, cadeiras de rodas, vendas para os olhos e bengala: quem foi lá nos visitar entre os dias 11 e 14 de novembro teve a oportunidade de se colocar sob as mesmas condições de cegos e cadeirantes, experimentando alguns dos obstáculos que eles enfrentam – e superam – a todo instante. Em nosso estande você poderia redigir textos em Braille, saber como é ser cego por alguns minutos ou explorar os corredores da Sepex usando apenas os braços para se locomover em uma cadeira de rodas.

Estudantes dos ensinos fundamental, médio e superior, professores e moradores da cidade aceitaram o desafio. Os que vivenciaram a total falta de visão receberam orientações sobre o manejo da bengala antes de fazer o trajeto, que continha curvas, degraus e rampas. Assim como os cadeirantes de primeira viagem, que sentiram as rodas pesarem mais ao andar pelos paralelepípedos do campus. No fim do percurso, nossos estagiários explicavam a importância de enxergar o exercício além da brincadeira, para mudarmos algumas de nossas atitudes em relação às pessoas com qualquer tipo de deficiência.

Embora a CAE tenha sido criada apenas em agosto de 2013, em 2011 e 2012 nossa equipe – “Comitê de Acessibilidade e Inclusão” na época – já realizava atividades de conscientização da comunidade acadêmica em estandes naquelas edições do evento.

O fundo é dividido: metade é estrutura de ferro e a lona do teto da Sepex, a outra metade, uma parede branca com três quadros informacionais. À esquerda, a Tatiane, que é nossa assistente social, veste regata cinza, calça jeans e tem o cabelo castanho claro amarrado, escuta umas da visitante do estante, que está falando e gesticulando, vestindo camisa laranja, calça jeans branca e usa solto o cabelo preto. Entre elas há uma mesa azul com uma máquina de braile, muitos panfletos e o quadro de um infográfico com o título “Pessoas com deficiência no Brasil – 2010”. A máquina de braile está desfocada.

Descrição da imagem: No estande da CAE, com a parede branca e três banners pendurados, um homem de cabelo preto que veste camisa polo cinza e calça jeans azul e uma mulher, de cabelo preto, camisa cor de rosa e short jeans desbotado, estão ambos com óculos vendados e segurando bengalas para participar da dinâmica.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Descrição da imagem: Ao ar livre, com o centro de eventos da UFSC ao fundo, o homem e a mulher da foto anterior (ainda vendados) conversam com o Vinícius, estagiário da CAE, que tem barba e cabelo castanhos e usa camiseta cinza, colete jeans azul e óculos de grau. Vinícius está entre o homem, à esquerda, e a mulher, à direta e de costas.

Tags: cadeirantecegoconscientizaçãodeficiênciaexperiênciaNavegaçãooficinasepexsepex 2015ufsc