CAEnsina

A Coordenadoria de Acessibilidade Educacional (CAE) vinculada à Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (PROAFE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulga o Projeto de Extensão chamado “CAEnsina”. O projeto “CAEnsina” tem a finalidade de oferecer suporte à comunidade acadêmica (interna e externa) nas questões pertinentes à acessibilidade e à inclusão educacional com a elaboração de diversos materiais. O projeto contou com a participação das profissionais da CAE e do estagiário Luan Mendes. Para conhecer e acessar os materiais, basta clicar nos links disponíveis abaixo:

A Coordenadoria de Acessibilidade Educacional (CAE) disponibiliza um Tutorial para Legendar vídeoaulas ou vídeos pelo YouTube, como uma forma de suas ações para apoiar e orientar a comunidade universitária acerca do processo de inclusão na UFSC.

Em conteúdos audiovisuais, a legenda é um importante recurso de acessibilidade que permite a participação ativa e a integração de estudantes durante as aulas. Ela é uma ferramenta que pode tornar um diálogo, em qualquer idioma, acessível a todos e à todas, independentemente da compreensão auditiva e da condição desse público. Por isso, a CAE elaborou esse Tutorial com o passo a passo para legendar videoaulas ou vídeos em geral.

Clique aqui e acesse o Tutorial.


A legenda é uma ferramenta de acessibilidade e inclusão, ou seja, ela torna um diálogo, em qualquer idioma, acessível a todos, independentemente da compreensão auditiva do idioma originalmente falado e da condição desse público. Nesse tutorial, apresentamos sugestões de aplicativos gratuitos para legendar pelo celular e o respectivo passo a passo.

Clique aqui e acesse o Tutorial.


Quando o assunto é a categoria deficiência, logo vem à mente rampas e elevadores, profissionais como tradutores/intérpretes de língua de sinais e alguns equipamentos como cadeira de rodas e lupas. Mas a acessibilidade da pessoa com deficiência também é influenciada pelos discursos que circulam, sobre mitos que se perpetuam e sobre falas excludentes que colocam a deficiência como uma condição desqualificada. Portanto, tonar as práticas mais acessíveis é também redimensionar os enunciados sobre a deficiência e compreender os sentidos que a definem. Assim, a CAE divulga o material “Sentidos Sobre Deficiência” com a finalidade de apresentar e esclarecer algumas dúvidas que cercam a comunidade em geral.

Clique aqui e acesse o material