Divulgação de informações do Setor de Acessibilidade Informacional/BU

20/03/2020 09:10

Informamos que o Setor de Acessibilidade Informacional da Biblioteca Universitária da UFSC executará suas atividades em regime temporário de teletrabalho, conforme PORTARIAS NORMATIVAS Nº 352/2020/GR E Nº 353/2020/GR.

Para que as atividades sejam realizadas de forma efetiva, precisaremos fazer algumas adaptações e contamos com a contribuição e compreensão de todos.

Quanto ao Empréstimo de tecnologia assistiva aos estudantes com deficiência: temporariamente suspenso devido a impossibilidade de atendimento presencial;

Quanto à adaptação de materiais em formato acessível:

Os textos devem ser enviados para este e-mail, com as seguintes informações:

  •  plano de ensino com a bibliografia
  • arquivos somente em pdf
  • título dos arquivos com a ordem que serão utilizados (exemplo: texto 1, texto 2…)
  • datas previstas para utilização dos textos em aula

Faremos a adaptação dos materiais em casa (home office) com os computadores próprios. Esse processo será realizado pela primeira vez agora, por isso, entendemos como imprescindível a colaboração dos professores tanto no processo de envio dos materiais a serem adaptados quanto na organização das suas atividades para os estudantes, considerando que os estudantes com deficiência, por conta deste momento atípico que demanda adaptações emergenciais, não poderão sofrer prejuízos nos seus estudos, garantindo seu direito de acesso ao ensino e equidade para a permanência.

No mais, ressaltamos que recebemos os materiais referentes às leituras obrigatórias de dezenas estudantes com deficiência visual matriculados em cursos de graduação e pós-graduação da UFSC. Por conta disso, agradecemos sua contribuição nos enviando os materiais com as informações acima mencionadas para que possamos entregar os materiais adaptados à estudante em tempo hábil, garantindo seu direito de acessibilidade.

Para mais esclarecimentos enviamos documento Orientação para envio do material ao AI