Espetáculo Será que É de Éter? volta ao teatro do CIC com apresentações gratuitas

04/04/2018 09:51

A Companhia de Dança Lápis de Seda e Cláudia Passos retornam aos palcos de Florianópolis no dia 12 de abril, com duas apresentações gratuitas e abertas ao público da montagem Será que É de Éter?. O espetáculo acontecerá no Teatro Ademir Rosa, com programação para às 15h – voltada para estudantes e instituições que atuam com projetos de inclusão – e também à noite, às 20h.

Sob a coordenação da diretora artística Ana Luiza Ciscato, a Companhia de Dança reúne dez bailarinos com diferentes capacidades e formações. Entre jovens e adultos, 60% são considerados com deficiência intelectual e/ou motora e 40% sem deficiência. A faixa etária se situa entre 20 e 50 anos.

O objetivo da gratuidade do projeto é ampliar o número de espectadores com relação ao projeto que propõe reflexões sobre dança contemporânea, memória e diferença. A realizadora Arte Movimenta tem o patrocínio da Prefeitura Municipal de Florianópolis por meio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes através da Lei Municipal de Cultura de Florianópolis e o apoio cultural da Teltec, Jurerê Internacional, Fecoagro, Projeta Planejamento e Marketing. Conta ainda com o apoio do governo do Estado de Santa Catarina por intermédio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e da Involves.

 

Sobre o espetáculo: 

O quê: Será que É de Éter – Cia. Lápis de Seda – Claudia Passos e Convidados

Quando: 12 de abril, às 15h e 20h

Onde: Teatro Ademir Rosa, av. Gov. Irineu Bornhausen, 5.600, bairro Agronômica, Florianópolis, tel.: (48) 3664-2685 (bilheteria)

Quanto: Gratuito

 

Sinopse: 

Será que É de Éter?

A partir do universo criativo de Chico Buarque, mestre na arte de enaltecer o homem comum, o espetáculo contrapõe a imagem de uma multidão de faces anônimas e individualidades perdidas. Na jornada da Lápis de Seda, a permanente busca das diferenças. Em vez da negação, a evidência; em vez da ocultação, a valorização. Ao invés das semelhanças, a descoberta de outros lugares de aceitação, a crença de formas singulares de convivência coletiva, o desejo de pertencimento e de encontro com o sem igual. Criação coreográfica colaborativa, a partir de movimentações trazidas pelos bailarinos, a partilha de vida e cotidiano carregados de inquietações e poesia, a revelação de como se enquadram anonimamente na multidão e se libertam das amarras por meio da dança. Com expressivos músicos e a interpretação de Cláudia Passos, a experiência quer a potência daquilo que está além de cada um, ou seja, uma possível expansão de novos significados.

 

Equipe técnica 

Será que É de Éter? (1h)

Direção geral e coreografia: Ana Luiza Ciscato

Direção artístico musical e intérprete: Cláudia Passos

Direção musical e arranjos: Luiz Gustavo Zago

Coordenação geral: Arte Movimenta

Produção executiva:  Neiva Ortega 

Bailarinos: Ana Flavia Piovezana, Aroldo Gaspar, Deivid Velho, Fabiana Marques, Gabriel Figueira, João Paulo Marques, Maura Marques, Paulo Soares, Ramon Noro, Roberta Oliveira e Silvia Gevaerd (bailarina estagiária)

Banda: Luiz Gustavo Zago (piano), Iva Giracca (violino), Felipe Arthur Moritz (sax, flauta), Dudu Pimentel (violão e guitarra), Leandro Fortes (violão e bandolim) e Alexandre Damaria (percussão)

Iluminação/cenotécnico: Hedra Rockenbach

Figurinista: Gabriela Bosco Dutra 

Sonorização: Juarez Mendonça Jr.

Fotografia e vídeo: Cristiano Prim

Projeto gráfico: Ramon Noro

Assessoria de imprensa: Néri Pedroso

 

Realização: Arte Movimenta

Patrocínio: Prefeitura Municipal de Florianópolis, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes através da Lei Municipal de Cultural de Florianópolis

Apoio cultural: Teltec, Jurerê Internacional, Fecoagro, Projeta Planejamento e Marketing

Apoio: Involves, Governo do Estado de Santa Catarina/Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte/Fundação Catarinense de Cultura e Mercado Limeira

 

Ficou interessado e quer saber mais? Acesse o site da Lápis de Seda e/ou a página do grupo no Facebook.