Websérie “Incluir-se: a acessibilidade envolve você”
WEBSERIE em sete episódios (****A webserie foi grava antes da Pandemia de Sars-CoV-2****)
O projeto “Incluir-se” nasceu de uma demanda da Coordenadoria de Acessibilidade Educacional (CAE), vinculada à Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (SAAD) – da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O setor é responsável por apoiar a acessibilidade dos estudantes com deficiência na graduação e na pós-graduação da UFSC. Começou pequeno, já que o intuito era tão somente produzir um vídeo de apoio para a capacitação de servidores da universidade. Mas cresceu. Com a participação de alguns setores – e de vários colaboradores – foi construída uma webserie composta por sete vídeos. Destacamos as participações de Kainara Ferreira na concepção do projeto e do estagiário Júnior Alves no processo de filmagem, Na parte de finalização do projeto, destacamos a participação fundamental da servidora Ana Cláudia Linhares e do estagiário Luan Mendes. Vivian Dias e Vanessa Wilke partilham o trabalho de audiodescrição nas funções de audiodescritora e consultora, respectivamente. E Vivian também participa das locuções. Destacamos que todas as pessoas que estrelam os vídeos têm alguma relação com a UFSC: seja na condição de estudante, servidor ou estagiário. Temos a satisfação de apresentar esse projeto que aborda não apenas a acessibilidade, mas o respeito à diversidade, e, sobretudo, permite a visibilidade de corpos e funcionalidades que fogem às padronizações.
EPISÓDIO 1: BIANCA
A Coordenadoria de Acessibilidade Educacional (CAE) é um setor vinculado à Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (SAAD) da Universidade Federal de Santa Catarina. Atual junto aos cursos de graduação e de pós-graduação e atende ao princípio da garantia dos direitos das pessoas com deficiência, mediante a equiparação de oportunidades, visando à autonomia pessoal e acesso ao conhecimento. Neste vídeo, a Coordenadora da CAE, Bianca Costa, fala da estrutura do setor, bem como dos desafios e das metas para propiciar uma universidade acolhedora e diversa.
EPISÓDIO 2: LABTATE – CLARA E PROF. ROSEMY
A professora Rosemy e a bolsista Clara apresentam o LabTate, um laboratório de cartografia tátil do curso de Geografia da UFSC, cujos objetivos são: adaptar e produzir materiais que propiciem uma experiência global de aprendizagem pelo estudante com deficiência visual. No vídeo, no entanto, as informações não ficam centradas nos mapas, globos e maquetes produzidos, mas nos saberes fomentados e nas atitudes adotadas para que as diferenças sejam naturalmente incorporadas.
EPISÓDIO 3: AGATHA
Não há uma única forma de aprender, de agir, de pensar. Portanto, as adaptações necessárias – para atender às diferentes demandas – não são privilégios; são direitos e necessidades. No vídeo, Ágata, estudante com autismo, fala dos objetos pessoais que utiliza, das adaptações que necessita e dos assessoramentos oferecidos aos professores – para o atendimento às suas necessidades. Pelo relato da estudante de engenharia, o esclarecimento de que a deficiência não desqualifica, tampouco transforma o sujeito em “super-herói”, é um caminho para o acolhimento e a aceitação das diferenças.
EPISÓDIO 4: IRACEMA
Tecnologias assistivas são recursos utilizados para minimizar as barreiras que são impostas às pessoas com deficiência. A protagonista deste vídeo é Iracema, pessoa com deficiência auditiva e estudante de Enfermagem da UFSC. Um dos recursos utilizados e apresentados por ela é o Sistema FM, dispositivo acoplado ao aparelho auditivo da estudante que torna a fala do professor mais clara. Esse recurso é oferecido pela CAE – via empréstimo – e facilita o processo de aprendizagem de alunos que utilizam a fala e o resíduo auditivo para a comunicação.
EPISÓDIO 5: LUCAS
Lucas cursa Jornalismo na UFSC e fez parte do primeiro grupo de pessoas com deficiência que ingressou na universidade pelo sistema de cotas, em 2017. O estudante tem deficiência física e neste vídeo ele aborda suas experiências no curso, o acolhimento oferecido pela universidade e o reconhecimento de sua individualidade. Na sua análise, o encontro com a UFSC o transformou.
EPISÓDI0 6: VERA
A acessibilidade está para além dos aspectos arquitetônicos e tecnológicos, como veremos neste vídeo. Pelo relato de Vera, estudante com deficiência visual que cursa Direito na Universidade Federal de Santa Catarina, fica nítida a importância do aspecto humano no processo de inclusão: a atuação de estagiários (da Coordenadoria de Acessibilidade Educacional – CAE/UFSC) na promoção de acessibilidade, bem como o papel de cada um de nós no acolhimento das diferenças.
EPISÓDIO 7: VINÍCIUS
Neste vídeo, conheceremos um pouco da trajetória de Vinícius, estudante surdo do curso de Letras-Libras da UFSC. O jovem fala da sua experiência como aluno da instituição, as barreiras vivenciadas e da sua concepção acerca do tema “acessibilidade”. O estudante enfatiza, ainda, a luta pelo direito linguístico dos surdos!
****A webserie foi grava antes da Pandemia de Sars-CoV-2
**** Gestão UFSC 2018-2022 *Reitor Prof. Ubaldo César Balthazar
*Vice-Reitora Prof.ª Catia Regina Silva de Carvalho Pinto
*Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades – SAAD Prof.ª Francis Solange Vieira Tourinho
*Diretora Administrativa da SAAD Administradora Evelise Santos Sousa, MSc.
*Coordenadora de Acessibilidade Educacional Pedagoga Bianca Costa Silva de Souza, MSc.