Princípios

Os princípios gerais das ações de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência no ambiente universitário são:

1) Ações descentralizadas, articuladas e participativas:

Promover a disseminação de uma cultura inclusiva, por meio da formação da comunidade acadêmica, além do apoio no ingresso e permanência das pessoas com deficiência, bem como da articulação com os diferentes Centros de Ensino, setores da Universidade e instituições externas. Apoiar a participação das pessoas com deficiência nos processos e nas ações desenvolvidas e fomentar a gestão descentralizada – não restrita a um setor específico – das questões relativas à inclusão e à acessibilidade.

2) Respeito à singularidade:  Ao conceber que antes da deficiência vem a pessoa e sua individualidade, produzida social, cultural e historicamente, pautamo-nos o respeito à singularidade das pessoas com deficiência, evitando a criação de protocolos rígidos para o atendimento às suas demandas e a atenção às suas formas próprias de acesso e participação nas atividades de administração, ensino, pesquisa e extensão.

3) Promoção da cultura inclusiva:  Fomentar e mediar a promoção de uma universidade na qual os princípios de ética, da solidariedade, da cidadania, com base no diálogo e na transparência, convivam com a perspectiva inclusiva de atenção às pessoas com deficiência.

4) Indissociabilidade entre inclusão e desenvolvimento institucional: Considera-se que a expansão, desenvolvimento e consolidação da UFSC será alcançada com o conhecimento e o cumprimento da legislação concernente à acessibilidade e à inclusão das pessoas com deficiência. Nesse sentido, o ordenamento legal e as ações que respaldam a acessibilidade – arquitetônica, informacional, comunicacional, programática e atitudinal – devem nortear as ações, edificações, programas, projetos pedagógicos e processos organizacionais da instituição.

5) Ações consistentemente embasadas e informadas:  As ações para acessibilidade e inclusão da UFSC são concebidas com base em referências científicas, documentos normativos nacionais e internacionais, garantindo a sintonia destas ações com as políticas públicas da área e com a literatura atual, de modo a favorecer a otimização dos recursos e a racionalidade dos investimentos institucionais necessários.

 

Assim, a Coordenadoria de Acessibilidade Educacional se organiza como um setor de referência para o planejamento e a execução de ações em acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência na universidade, considerando essa como elemento transversal às políticas públicas. Almeja-se a difusão dos princípios de inclusão em todos os Centros de Ensino, bem como a mediação da acessibilidade e da participação das pessoas com deficiência nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e administração.