“Será que É de Éter?” mistura inclusão e arte em espetáculo da Companhia de Dança Lápis de Seda

24/01/2018 09:24

Repleta de diversidade, a Companhia de Dança Lápis de Seda retorna ao palco do Teatro Ademir Rosa, em Florianópolis, com o espetáculo “Será que É de Éter?“, que será apresentado nos dias 24 e 25 de janeiro (quarta e quinta-feira) às 21 horas. O projeto conta com a direção coreográfica de Ana Luiza Ciscato e a direção musical de Luiz Gustavo Zago, além de 17 artistas em palco que combinarão dança contemporânea, música ao vivo e uma homenagem ao cantor e compositor Chico Buarque, que terá várias de suas canções interpretadas na apresentação.

A Lápis de Seda é uma companhia de dança que trabalha com inclusão social, corpo e diferenças individuais. É composta por dez bailarinos, entre jovens e adultos, que possuem diversas capacidades e formações, sendo 60% deles pessoas com deficiência motora e/ou intelectual e 40% sem deficiência. A coordenação está sendo realizada pela diretora artística Ana Luiza Ciscato, que possui experiência na condução de grupos de dança mistos que incluem pessoas com algum tipo de deficiência motora e/ou intelectual e trabalha com dança em Associações de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE).

 

Sobre o espetáculo: 

O quê: Será que É de Éter – Cia. Lápis de Seda – Claudia Passos e Convidados

Quando: 24 e 25 de janeiro, às 21h

Onde: Teatro Ademir Rosa, av. Gov. Irineu Bornhausen, 5.600, bairro Agronômica, Florianópolis, tel.: (48) 3664-2685

Quanto: R$ 20 (inteira) / R$ 10 (meia)

Apoio: Governo do Estado de Santa Catarina/Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte/Fundação Catarinense de Cultura.

Sinopse: Será que É de Éter?

A partir do universo criativo de Chico Buarque, mestre na arte de enaltecer o homem comum, o espetáculo contrapõe a imagem de uma multidão de faces anônimas e individualidades perdidas. Na jornada da Lápis de Seda, a permanente busca das diferenças. Em vez da negação, a evidência; em vez da ocultação, a valorização. Ao invés das semelhanças, a descoberta de outros lugares de aceitação, a crença de formas singulares de convivência coletiva, o desejo de pertencimento e de encontro com o sem igual. Criação coreográfica colaborativa, a partir de movimentações trazidas pelos bailarinos, a partilha de vida e cotidiano carregados de inquietações e poesia, a revelação de como se enquadram anonimamente na multidão e se libertam das amarras por meio da dança. Com expressivos músicos e a interpretação de Cláudia Passos, a experiência quer a potência daquilo que está além de cada um, ou seja, uma possível expansão de novos significados.

 

Equipe técnica

Será que É de Éter? (1h)

Direção geral e coreografia: Ana Luiza Ciscato

Direção artístico musical e intérprete: Cláudia Passos

Direção musical e arranjos: Luiz Gustavo Zago

Coordenação geral: Arte Movimenta

Produção executiva:  Neiva Ortega

Bailarinos: Ana Flavia Piovezana, Aroldo Gaspar, Deivid Velho, Fabiana Marques, Gabriel Figueira, João Paulo Marques, Maura Marques, Paulo Soares, Ramon Noro, Roberta Oliveira e Silvia Gevaerd (bailarina estagiária)

Banda: Luiz Gustavo Zago (piano), Iva Giracca (violino), Felipe Arthur Moritz (sax, flauta), Dudu Pimentel (violão e guitarra), Leandro Fortes (violão e bandolim) e Alexandre Damaria (percussão)

Iluminação/cenotécnico: Hedra Rockenbach

Figurinista: Gabriela Bosco Dutra

Sonorização: Juarez Mendonça Jr.

Fotografia e vídeo: Cristiano Prim

Projeto gráfico e criação de máscaras: Ramon Noro

Assessoria de imprensa: Néri Pedroso

 

Realização: Arte Movimenta

Patrocínio: Ministério da Cultura e Cateno

 

Para saber mais, acesse o site da Lápis de Seda.