Pós-Graduação

Aqui apresentamos as disciplinas de pós-graduação que tratam de temas relacionados às deficiências e pessoas com deficiência; separadas por centro de ensino e programa de pós graduação.

1 Centro de Filosofia e Ciências Humanas

 

1.1 Programa de pós-graduação em psicologia

 

1.1.1 Disciplina: Tópicos Especiais em Saúde e Desenvolvimento Psicológico I – Transtorno do Espectro do Autismo (PGP 410072)

Ementa:
Transtorno do Espectro do Autismo (TEA): atualidades na definição e classificação a partir do DSM-5. Desenvolvimento típico e atípico: conceitos fundamentais para identificar sinais de alerta no desenvolvimento infantil. Indicadores precoces de TEA. Aspectos funcionais, comportamentais e sociais do TEA no contexto escolar. Inclusão e autismo.

Objetivo:
Promover a atualização dos participantes sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), valorizando a perspectiva desenvolvimentista e os conhecimentos que subsidiam a inclusão social da pessoa com essa condição.

1.1.2 Disciplina: Deficiência e Contemporaneidade (PGP 410060)

Ementa:
Modelos teóricos sobre deficiência: implicações históricas, conceituais e políticas. Deficiência, constituição do sujeito e práticas sociais. Tendências na pesquisa sobre deficiência. Interfaces da deficiência com gênero, idade, classe, raça/etnia e orientação sexual..Máximo 400 caracteres com espaços.

Objetivos:
1. Avaliar criticamente os diferentes modelos teóricos dos estudos sobre deficiência;
2. Avaliar a relação entre políticas sociais e a deficiência em diferentes contextos;
3. Avaliar as interfaces conceituais e metodológicas dos estudos sobre deficiência com outras categorias sociais como gênero, geração, classe etnia e orientação sexual;