Natação em Piscina Adaptada

A partir do primeiro semestre de 2016, os estudantes com deficiência passaram a ter preferência, já na primeira etapa de matrícula, nas turmas de Natação Mista ministradas na piscina adaptada. A decisão foi tomada por que no semestre anterior (2015.2), durante o período de ajuste excepcional, duas estudantes com deficiência tentaram se matricular na disciplina e apenas uma delas conseguiu vaga, devido ao pouco tempo que a coordenadoria dispunha para atender às demandas da segunda estudante.

Sendo a vaga do estudante com deficiência confirmada durante a primeira etapa de matrícula, a coordenaria terá tempo para avaliar e atender suas necessidades específicas, que pode resultar na compra ou reserva de determinado equipamento, ou na contratação de um monitor capacitado para a situação  do estudante e/ou da turma.

A disciplina Natação Mista: Iniciação (EFC5556), oferecida pela Coordenadoria de Educação Física Curricular, possui duas variações: em uma delas as aulas acontecem na piscina olímpica, na outra, as aulas acontecem na piscina adaptada, ambas localizadas no Complexo Aquático do Centro de Desportos (CDS). Por semestre, são abertas quatro turmas na piscina adaptada, com três aulas semanais cada.

Ementa da disciplina:

A consciência do corpo e fundamento da aptidão física relacionada à saúde. O conhecimento do corpo articulado à realidade. Capacidade de movimentos e sentimentos nas ações humanas. Estilo de vida e conceito da saúde. Nutrição, peso e exercício físico. Stress. Fadiga. Noções básicas sobre saúde e funcionalidade do seu corpo no desporto aquático. Histórico e evolução. Adaptação ao meio líquido do crawl e costa.

Piscina Adaptada Complexo Aquático CDS

Fotografia colorida em ambiente fechado: Complexo Aquático do CDS. Piscina adaptada vista de cima. A piscina adaptada possui 20 x 12 metros e um metro de profundidade, além de uma escada com degraus largos, uma rampa para o acesso de cadeirantes e corrimãos retráteis de alumínio nas bordas. (Foto: Mateus Mello/CAE)