VI Congresso Nacional de Inclusão Social do Negro Surdo (CNISNS) estimula o combate aos preconceitos

20/11/2017 11:44

Ocorreu semana passada, entre os dias 16 e 18 de novembro, o VI Congresso Nacional de Inclusão Social do Negro Surdo (CNISNS). Realizado na Universidade Federal de Santa Catarina, o evento estimulou a organização de lideranças dentro da comunidade surda e realizou debates sobre temas que envolvem o histórico da comunidade negra e surda. As línguas oficiais do evento foram a Língua Brasileira de Sinais – Libras e a Língua de Sinais Internacional – LSI.

A 6ª edição do Congresso ressaltou a importância das ações afirmativas (cotas), debateu o acesso do surdo negro ao mercado de trabalho e promoveu o Festival de Arte Afrosurda, voltado para arte, poesia, teatro, contos, danças e outras modalidades que fazem parte da cultura negra surda.

O evento contou com a presença de professores Mestres e Doutores e palestrantes internacionais da Alemanha, França e Estados Unidos. A organização foi coordenada pelo professor Victor Hugo Sepulveda da Costa, do Departamento de Língua de Sinais Brasileira, do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), e pela professora Maria Auxiliadora Bezerra de Araújo, do Instituto Federal Catarinense (IFC/Sombrio).

Mais informações no site do evento.

Cartaz oficial da 6ª edição do Congresso Nacional de Inclusão Social do Negro Surdo. A imagem possui fundo branco, margem na parte superior e inferior nas cores laranja, amarelo e preto. Os lados esquerdo e direito possuem caricaturas de personagens negros sorrindo com a mão aberta sobre o rosto. No centro da imagem está a logo do evento, escrito CNISNS, e abaixo lê-se “16, 17 e 18 de novembro de 2017” e “Florianópolis – SC”.