Campus Trindade da UFSC contará com VPADs a partir de segunda-feira

05/05/2017 18:21

Os estudantes da UFSC encontrarão novidades espalhadas pelo Campus da Trindade a partir da próxima segunda-feira (08). A CAE adquiriu 18 VPADs, que estão sendo distribuídos em pontos estratégicos da Universidade para atender aos usuários da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Os locais escolhidos para receberem os dispositivos foram as bibliotecas setoriais e a Central, o Hospital Universitário, o Centro de Eventos e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). Os centros de Araranguá, Curitibanos, Joinville e Blumenau já receberam o recurso.

O VPAD, criação da empresa Viavel, é um equipamento de videoconferência que permite aos surdos usuários de Libras entrarem em contato com um interlocutor ouvinte através de uma central de intérpretes. Estas pessoas mediam a comunicação, e estarão disponíveis para atendimento todos os dias (de segunda a sexta das 7h às 23h30, aos sábados das 9h às 23h e aos domingos das 9h às 22h). Além disso, o aparelho também possibilita a comunicação entre pessoas surdas usuárias de Libras.

Dados

No Brasil, de acordo com o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 347.481 pessoas são surdas e mais de nove milhões declararam possuir grande ou alguma dificuldade para ouvir. Em Santa Catarina, esses números são de, respectivamente, 10.402 e 295.407.

Tags: Biblioteca Universitária UFSCdeficiência auditivaLibrasLíngua Brasileira de SinaissurdosufscViavelViavel BrasilVPAD