Mestranda em Psicologia na UFSC realiza pesquisa sobre funcionalidade da pessoa com deficiência visual

29/03/2017 15:24

A mestranda em Psicologia na UFSC Mariana Livramento está realizando, com orientação do professor doutor Adriano Henrique Nuernberg, coorientação do professor Carlos Nunes e a participação de bolsistas, um projeto intitulado “Perfil funcional de pessoas com deficiência visual: um estudo a partir da WHODAS 2.0”.

A pesquisa de mestrado conta com a parceria da Associação Catarinense para Integração do Cego (ACIC) e tem como objetivo, de acordo com Mariana, “compreender o modo como a pessoa utiliza seus recursos pessoais e enfrenta as barreiras”, por isso, dispõe de um questionário online com perguntas relativas a dados sociodemográficos, informações sobre saúde e funcionalidade.

Para responder ao questionário, basta ser pessoa com deficiência visual (baixa visão ou cega) e maior de 18 anos. Além de online, a pesquisa também pode ser realizada por telefone ou presencialmente, através de agendamento pelo e-mail marianalivramento@gmail.com, informando-se a data e o horário desejado, como também um telefone para contato. Caso opte por responder o questionário online, é possível fazê-lo utilizando-se de leitores de tela e recursos de lupa do computador.

A participação é voluntária, e conta com um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido que se encontra disponível para download no link do questionário. Os dados coletados ao fim da pesquisa serão divulgados aos participantes e também à ACIC e, como conta Mariana, “podendo auxiliar na elaboração de políticas públicas mais condizentes com a realidade das experiências de funcionalidade das pessoas com deficiência visual”.

Para responder à pesquisa, acesse o link:  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSca9x7D1Lo965yg4WgixH2jiAEW_1N2QABFy3xnSoLx9dyScg/viewform?c=0&w=1

Tags: ACICCAEdeficiência visualmestradopesquisapsicologiaquestionárioufsc