CAE realiza terceira edição da Capacitação de Estagiários em Acessibilidade

15/03/2016 08:59

A fonoaudióloga Vivian Dias, atual coordenadora da CAE, ministrou a terceira edição da Capacitação de Estagiários em Acessibilidade, entre os dias oito e dez de março, na sala 301 do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC. Além do conteúdo teórico, o evento possibilitou a troca de experiências entre funcionários da CAE, estudantes que estagiarão no projeto pela primeira vez e estudantes que por se identificarem com esta área de atuação, já participam há dois ou mais semestres. Ao fim do terceiro dia de capacitação um coffee break serviu para que os futuros acompanhantes e acompanhados se conhecessem.

A capacitação teve o formato de um minicurso. Durante os dois primeiros dias, das 8h ao meio-dia, os 14 estagiários selecionados tiveram aulas introdutórias ao campo da acessibilidade. Os estudantes conhecerem as características gerais de cada tipo de deficiência, seus respectivos recursos (equipamentos para a adaptação dos ambientes à diversidade humana) e foram informados sobre as principais barreiras encontradas nos campi da universidade, conhecendo o histórico das demandas levadas à CAE nos últimos semestres.

Quem já tinha uma boa noção desse histórico era Laila Werilich, a estagiária em atividade com mais tempo de CAE: seu primeiro acompanhamento aconteceu no fim de 2013. A princípio, foi a falta de estágios para os estudantes do seu curso, Fonoaudiologia, que despertou seu interesse em atuar pela CAE – já que ali trabalharia sob orientação de Vivian Dias, fonoaudióloga por formação. Laila também estava presente nas duas capacitações anteriores (nos semestre 2015.1 e 2015.2), e diz: “Sempre tem alguma coisa nova pra ser dita. A CAE é uma organização nova, então sempre passam algo diferente”. Com dois anos de atuação, ela já considera a possibilidade de se especializar nessa área.

Entre os estagiários que atuarão pela primeira vez está Luiz Carlos Espíndola, de 22 anos. O estudante da quarta fase de Psicologia conta que a disciplina “Psicologia da Pessoa com Deficiência” (obrigatória da terceira fase) foi o que o estimulou a se candidatar ao estágio em acessibilidade. Com as aulas do professor Adriano Nuernberg, ele se convenceu de que a melhor forma de desconstruir “a nossa formação capacitista” é entrando em contato com quem vive essa realidade.

Laila Werilich, Luiz Carlos Espíndola e os outros 12 estagiários, ao fim do terceiro dia da capacitação, tiveram a oportunidade de conhecer alguns dos estudantes que acompanharão durante o semestre. Depois de revisarem o conteúdo dos dias anteriores e acertarem suas grades de horários com a equipe da CAE, o tão famoso e aguardado coffee break aconteceu. Por conta da forte chuva, infelizmente poucos estudantes que serão acompanhados compareceram.

Fotografia colorida do terceiro dia: Sala de aula em que aconteceu a capacitação vista do fundo. Durante o coffee break, Vivian Dias, Adriana Moreira (psicóloga) e Tatiane Bevilacqua (assistente social) posam para a foto ao lado de estagiários e estudantes atendidos pela CAE. Em primeiro plano há uma mesa com sucos, café e quitutes. (Foto: Murilo Zocatelli/CAE)

Fotografia colorida do primeiro dia: Sala de aula onde aconteceu a capacitação vista do fundo. Os estagiários em acessibilidade assistem a aula ministrada pela fonoaudióloga Vivian Dias. Em frente ao quadro, Vivian lê um slide em que está escrito: “Qual o papel do estagiário? Acompanhante: Localizá-lo no espaço; Como conduzi-lo; Dar referências não visuais; Descrever o que está sendo visualizado; Informá-lo sobre chegadas e saídas.” (Foto: Mateus Mello/CAE)